ENZIMAS DIGESTIVAS NO TEA E TDHA (conteúdo para médicos e nutricionistas)

A grande barreira do tratamento do autismo é sair do óbvio, o óbvio é a coisa mais complexa que existe.
Desde que o autismo foi formalmente identificado por há quase 100 anos, as pessoas e os médicos, classificaram e ainda classificam o TEA como um transtorno limitado ao cérebro, ou seja ramo da psiquiatria e neurologia.
Ao sair do complexo emaranhado de neurônios, sinapses, e a complexa relação da genética com o desenvolvimento humano e olhar para um simples "intestininho" e tentar conectar com esse cérebro pode parecer simples, óbvio e besteira dar tanta importância.
Mas não é.
A pouca digestibilidade dos alimentos, associada a uma incompetência intestinal e sistema imunológico (70% está no intestino) faz com que esses alimentos pouco digeridos sejam gatilhos imunológicos e inflamatórios para um corpo que está em estado de 🚨 alerta!!!
Dentro desse contexto, as enzimas ajudam aumentando a digestibilidade dos alimentos, em especial as proteínas, quebrando um ciclo vicioso de maus tratos a TODO ORGANISMO, inclusive ao cérebro!
Enzima digestiva é uma MULETA, não resolve a maioria dos problemas, mas ajuda a aliviar dor abdominal (e consequentemente melhorando comportamento, sono, etc), ajuda a absorver melhor os nutrientes, quebra o ciclo esculhambação imunológica, ajuda a diminuir a inflamação intestinal, e consequentemente pode melhorar a atenção e diminuir esteriotipias relacionadas à dor e hiperatividade.
O primeiro nutracêutico direcionado especialmente para os autistas está para chegar no mercado e adivinhem o que é?
Uma enzima digestiva, em especial a quimotripsina (veja no clinical trials).
Enzimas podem ser naturais, encontradas nos alimentos como abacaxi (bromelina), no mamão (papaína), manipuladas de acordo com a necessidade do paciente ou ainda enzimas que são produzidas em larga escala pela indústria.
Podemos ainda associar alguns fitoterápicos e suplementos para ajudar na digestão e ajudar a atividade das enzimas que o corpo ainda consegue produzir e diminuir a necessidade de enzimas.
Se você me perguntar qual meu suplemento número 1, não há o que pensar ... enzimas digestivas , óbvio 😁
Sds,
Dra Tielle Machado
👨🎓👩🎓 PÓS-GRADUAÇÃO EM AUTISMO E TDAH
📘 EBOOK GRATUITO AQUI
Você também pode nos encontrar aqui ↴
▼ INSTAGRAM:
▼ CANAL NO YOUTUBE:
📚 TAGS: #autismo #TEA #dratiellemachado
📚 REFERÊNCIAS:
An Open Label Study of CM-AT for the Treatment of Children With Autism